quarta-feira, 27 de junho de 2012

Inclusão, faça parte!!!

Em seu encontro de Formação Continuada, a Professora Estelina nos trouxe este convite do SENAC, espero encontrar muitos colegas e pais lá!

7 ª Semana de Inclusão Educacional: Diálogo, Compreensão e Ação


O Senac Consolação realiza, de 3 a 7 de julho, pelo 7º ano consecutivo, a Semana de Inclusão Educacional: Diálogo, Compreensão e Ação.

Com o objetivo de proporcionar um espaço de vivência, compartilhamento de experiências, integração e reflexão em torno do tema inclusão social e educacional, diversos profissionais renomados do mercado foram convidados para seis atividades, como palestras, debates e apresentações de teatro, com temas direcionados para o paradigma da inclusão frente ao mercado de trabalho.

O evento terá a audiodescrição e interpretação em Libras.


Tags: evento inclusão, evento educacional, inclusão educacional, evento sobre inclusão, senac consolação,pessoa com deficiência, inclusão,empregabilidade, libras, palestras e debates, Semana de Inclusão Educacional, Diálogo, Compreensão e Ação.

Serviço
Senac Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 228 - 1º andar - Centro
São Paulo - SP
E-mail: consolacao@sp.senac.br
Telefone: 11.2189-2100
Data e Horário
03/07/2012 até 07/07/2012
Preço
Participação gratuita
inscreva-se
Informações
Colabore com nossas atividades sociais trazendo um item de higiene pessoal que será doado para a Associação de Apoio à Promoção Humana Novos Rumos.

Programação
Exposição da artista plástica Eliana Zagui
Data e horário:
03/07/2012 até 06/07/2012 das 14 às 19 horas

Eliana Zagui é artista plástica da Associação de Pintores com a Boca e os Pés e autora do livro Pulmão de Aço.
Feira de Oportunidades
Data e horário:
03/07/2012 até 06/07/2012 das 14 às 19 horas

Espaço para cadastramento e captação de currículos de pessoas com deficiência.
Mesa de debates: O paradigma da inclusão frente ao mercado de trabalho
Data e horário:
06/07/2012 das 19 às 21 horas

Ana Beatriz Pierre Paiva – Integrante do Conselho de Administração da Carpe Diem, apresentadora e coautora do livro Mude seu falar que eu mudo meu ouvir.

Eliane Ranieri - Gerente de Diversidade & Inclusão da IBM América Latina, com experiência em educação de lideranças, como facilitadora dos programas de desenvolvimento para gestão de pessoas.

Felipe Elias Bueno, Ana Paula Rodrigues e Raquel Rieckmann - Integrantes da equipe de jornalismo da Rádio SulAmérica Trânsito, responsável pelo projeto Igualdade Ainda Deficiente que apresenta série de reportagens sobre as questões relacionadas às dificuldades de deslocamento das pessoas com deficiência pelas ruas da cidade de São Paulo.

Flávio Gonzalez - Gerente de Processos de Inclusão da Avape - Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência, atua há 16 anos na inclusão de pessoas e programas de responsabilidade social com foco na Diversidade Humana.

Julia Rosemberg - Gerente de projetos da I.Social, na qual auxilia empresas na inclusão responsável de profissionais com deficiência, por meio da conscientização dialógica e de ações contundentes de responsabilidade social.
Palestra: Pessoas com Deficiência e Suas Interações no Mercado de Trabalho, com Emílio Figueira
Data e horário:
07/07/2012 das 9h30 às 11 horas


Uma inclusão no mercado de trabalho dependerá também de uma boa convivência no ambiente profissional. Se o empregador e os funcionários se atentarem para esse detalhe, mais que as metas produtivas, as interações sociais serão experiências enriquecedoras para todos os envolvidos.


Emílio Figueira
Doutor em Psicanálise, pós-graduado pela USP, jornalista, psicólogo e escritor com 87 artigos científicos e 38 livros publicados, entre eles: O que é Educação Inclusiva e Caminhando em Silêncio - Uma introdução à trajetória da pessoa com deficiência na história do Brasil.
Conversa com Eliana Zagui e Paulo Henrique Machado
Data e horário:
07/07/2012 das 11 às 12 horas

Eliana Zagui é artista plástica da Associação de Pintores com a Boca e os Pés e autora do livro Pulmão de Aço.

Paulo Henrique Machado é designer gráfico e desenvolvedor da arte utilizada nas peças de divulgação dessa edição do evento.
As diferenças e semelhanças entre ouvir e escutar, com Lak Lobato
Data e horário:
07/07/2012 das 13h30 às 15h

A partir de sua experiência de como se tornou surda oralizada e as implicações na sua vida social e profissional, Lak abordará as dificuldades de adaptação de surdos oralizados e com implante coclear no ambiente educacional e profissional.


Lak Lobato
Formada em comunicação social pela Universidade Anhembi Morumbi. Fotógrafa, publicitária, redatora, trabalha como analista de endomarketing de uma multinacional. Autora do blog "Desculpe, não ouvi!" sobre deficiência auditiva focada em oralização, uso de próteses auditivas e implante coclear. Assina uma coluna semanal sobre acessibilidade, no site "Acessibilidade Total" e na revista on-line "Acesso Total".
Palestra: O diferencial e as diferenças no mercado de trabalho, com Roseli Behaker Garcia
Data e horário:
07/07/2012 das 15h às 16 horas

Atualmente, ter um diferencial é um fator considerável para se obter êxito e sucesso no trabalho. Para tanto, é necessário saber lidar com pessoas diferentes, sejam elas com deficiência ou não.


Roseli Behaker Garcia
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduada em Linguagem das Artes pela Universidade de São Paulo. Profissional da área de recursos humanos há 17 anos na Universidade Presbiteriana Mackenzie e ministra palestras sobre inclusão, mercado de trabalho, motivação. Representou o Brasil no Congresso Internacional para Mulheres com Deficiência Visual no Canadá em 1996.
Apresentação teatral Projeto Mix Menestréis, dirigido por Deto Montenegro
Data e horário:
07/07/2012 das 16h15 às 17 horas


Um dos vários projetos que integram a Oficina dos Menestréis, empresa de Teatro Musical com excelência comprovada tanto pela linguagem original e vocabulário próprio, quanto pela contribuição significativa para formação de público e inclusão social.





http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=DYNAMIC,oracle.br.dataservers.ContentEventDataServer18,selectEvent&template=946.dwt&event=1246

Festa Junina!!!!!

A Festa foi um ARRASO!!!!!!!

Todas as danças foram LINDAS, quem veio conferiu.

Parabéns às mães, aos pais, avós e todas as famílias que compareceram e garantiram o SUCESSO.

E, principalmente, PARABÉNS a todas as crianças que estavam lindas e deslumbrantes.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Segurança na rede!!


Hoje enfrentamos muitos desafios para cuidar de nossas crianças, um deles é sober o que eles fazem quando estão navegando na net.

Por isso temos algumas dicas importantes:
  • Sempre converse com seus filhos;
  • Conheças seus amigos;
  • Ensine o que são amigos verdadeiros e amigos virtuais;
  • Explique o que é segredo (mães/pais e filhos não devem ter segredos sobre encontros e amigos);
  • Conheça quem é seu filho(a).
Para manter - se informado sobre mais assuntos relacionados a internet segura veja os links abaixo:


A Turminha do mpf pode te explicar muitas coisas sobre a internet segura.

Como tirar fotos legais.


Fantástico - Segurança em redes sociais


Cuidado com o príncipe encantado!


segunda-feira, 18 de junho de 2012

Projeto Viagem ao Sítio do Pica Pau Amarelo


Projeto Viagem ao Sítio do Pica Pau Amarelo
PROJETO FOLCLORE



SITIO DO PICAPAU AMARELO



PROBLEMATICA



Como estimular a leitura e escrita das crianças através de pesquisas sobre o Sítio do Pica Pau amarelo e seus personagens?

Ao trabalharmos as tipologias textuais, percebe-se que as crianças não têm conhecimento de clássicos da literatura infantil. E o Sitio do Pica Pau Amarelo é um clássico que este inserido em varias gerações, tanto faz parte da infância dos pais, quanto faz parte da realidade atual das crianças. E ao desenvolver este projeto pretende-se que as crianças possam viajar nesse mundo maravilhoso da literatura infantil.



OBJETIVO



Resgatar a diversidade através das atividades culturais através das atividades desenvolvidas.

Conhecer brinquedos e brincadeiras antigas do tempo dos avós identificando os costumes da época e o respeito pelos idosos.

Despertar a curiosidade da vida no Sítio e personagens.

Entender a importância da relação entre o meio rural e o meio urbano e as características de matéria prima e produtos industrializados.

Levar a Literatura de Monteiro Lobato ao conhecimento das crianças, demonstrando a importância da leitura, ajudando-as a perceber o quanto podem aprender de forma prazerosa.

Oportunizar aos alunos da Educação Infantil e fundamental I, o contato com a obra de Monteiro Lobato e os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Estimular o interesse pela pesquisa.

"Viajar" com a turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo, em busca de novos conhecimentos Conhecer brinquedos e brincadeiras antigas do tempo dos avós identificando os costumes da época e o respeito pelos idosos;

Despertar a curiosidade da vida no sítio e personagens.

Entender a importância da relação entre meio rural e o meio urbano e as característica de matéria prima e produtos industrializados.

Desenvolver a expressão verbal;

Valorização dos livros de literatura;

Utilização dos contos de fadas em diversas atividades.

Reconhecer diversos personagens;

Desenvolver criatividade;

Desenvolver socialização;

Desenvolver o gosto pela leitura;

Desenvolver habilidades em trabalhar em equipe.



JUSTIFICATIVA



É a possibilidade de levar as crianças à riqueza de nossa cultura, criando uma identidade nacional. Inseri-los nos costumes de nosso povo concentrando nossos próprios costumes e os de outras regiões. Vamos entrar agora no mundo encantado do sitio do pica pau amarelo resgatando as cantigas de roda, as brincadeiras cantadas, os brinquedos da época bem como as receitas e jogos folclóricos. Apresentando as crianças o autor dessas maravilhosas historia que encantam gerações em gerações. Mostrar que todos os personagens que fazem parte do sitio estão interligados com o nosso folclore relembrando as situações vivenciadas quando crianças e nos dias atuais como, por exemplo, a vovó Benta nos lembra o aconchego, a Emilia a boneca de pano brinquedos antigos, o Visconde o estudioso, Narizinho e Pedrinho a fantasia, inocência, sonhos, encantamento, Tia Anastácia os quitutes receitas diversas, tio Barnabé contos e causas, a Cuca os medos, Saci as lendas e outros personagens cada um com sua característica. E a possibilidade de levar às crianças a riqueza de nossa cultura, criando uma identidade nacional.

Inseri-los nos costumes de outras regiões (mundo encantado).

Vamos entrar agora no sítio do pica pau amarelo resgatando as cantigas de roda, os brinquedos da época bem como as receitas de Tia Nastácia; as histórias de Emília, Pedrinho, Narizinho e outros personagens contados por Dona Benta, jogos folclores e lendas e mitos.

Apresentando as crianças o autor dessas maravilhosas histórias que encantam gerações em gerações.

Mostram que todos os personagens do sitio estão interligados com o novo folclore relembrando as situações vivenciadas quando criança e nos dias atuais como, por exemplo, a vovó Benta nos lembra o aconchego, a Emília boneca de pano brinquedos antigos, o visconde o estudioso, e até mesmo quando as crianças faziam boneca com espiga de milho.

Narizinho e Pedrinho a fantasia, inocência e encantamento, Tia Nastácia; quitutes bolinhos de chuva e receitas diversas, tio Barnabé contos e causos, a Cuca os medos, Saci as Lendas e outros personagens com suas características.



DISCIPLINAS



Língua Portuguesa, Educação Física; Artes; Ciências; História; Geografia e Inglês.



CONTEÚDOS



Estímulo áudio visual Leitura Produção de atividades Musicalidade Ritmo e movimento.

Cultura popular;

Brincadeiras e cantigas de roda;

Danças e lendas;

Superstições;

Ditados populares;

Conversas e atividades dirigidas;

Pesquisa sobre alimentos, jardins semeaduras.

Animais nocivos, domésticos e selvagens, os meios de transportes comparação da zona rural e urbana meio de comunicação.

Listas com nomes de frutas, animais, verduras e legumes.

Listas com nomes de brinquedos antigos e cantigas de roda.

Levar o aluno a conhecer o autor e sua obra torna-lo crítico em relação à vida e capaz de resgatar a sua cultura.



METODOLOGIA



Coleta de materiais;

Organização do espaço apresentação de obra de Monteiro Lobato.

Apresentação de obra de Monteiro Lobato.

Biografia do Autor.

Apresentação do Sítio personagens e características de cada um selecionando as historias a serem trabalhados em sala de aula.

1° Passo: As turmas irão assistir episódios do Sítio do Pica Pau Amarelo, para identificação dos personagens, cores e contexto cultural.

2° Passo: Será feita uma leitura com ilustrações para as turmas sobre a história de cada personagem e os seus propósitos na obra, fazendo uma releitura para os dias atuais. 3ª Etapa: Desenvolvimento de atividades artísticas: pintura, recorte e colagem e produção de desenhos. Criação de um livrinho para cada aluno. 4ª Etapa: Ensaio coreográfico da música “Sítio do Pica Pau Amarelo” e produção de fantasias. 5ª Etapa: Culminância do Projeto.



ATIVIDADES (anexos)



Textos e trechos de contos de fadas;

Leitura de livro de literatura;

Confecção de murais;

Confecção de pequenos álbuns sobre as historias lidas;

Confecção de mascaras dos personagens das histórias;

Conversa informal sobre o tema;

Excursão a uma editora, sala de leitura ou biblioteca;

Livros de receitas;

Filmes;

Confecção de personagens;

Fantoches;

Semana do livro;

Danças;

Musica;

Recortes e colagens.

Confecção de uma maquete do Sitio;

Entrevista realizada com os pais dos alunos;

Desenho do personagem preferido;

Histórias lidas e contadas; Desenhos do Sítio e dos personagens; Pedir para as mães construírem com seus filhos bonecas de pano e carrinhos feitos de madeira; Construção de gráficos e trilhas álbum com desenhos dos personagens e suas características; Livro de receitas de Tia Nastácia; Degustação do milho e suas receitas; Vídeo do Sitio; Letras de músicas do Sítio; Semeadura de sementes; Confecção de um boneco de sabugo de milho, palha, papel colorido e etc.

Apreciação de diálogos feitos entre as personagens do Sítio,

Visita aos avós para relato de experiências e auxílio na confecção dos personagens na costura dos cabelos e roupas dos bonecos e bonecas de pano,

Jogos matemáticos estruturados sobre as histórias do Sítio,

As jabuticabas e os bolinhos de Tia Nastácia.

Mercadinho – Dona Benta vai às compras.

Musicas e letras da trilha sonora do Sítio.

Elaboração de feitiço de Cuca, um coletivo e outro individual.

Cruzadinhas.

Jogo de Memória.

Jogo de forca.

Confecção de brinquedos feitos com sucatas.

Excursão ao Parque Francisco Riso.

Dramatização de uma lenda.

Registro das escritas espontâneas.

Relatos orais e escritos.

Criação de historias a partir de desenhos e fantoches feitos pelos alunos.

Reunião com as mães para costura das fantasias.

Quebra cabeça sobre os personagens do Sitio.



ENSAIOS



Exposição dos trabalhos realizados



Roupa de Emília

Dançar a musica – coreografia

Pedir a professora de dança ensaiar as crianças.



AVALIAÇÃO



A avaliação será continua levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças através de sua realidade do trabalho intencional do professor.

A mesma será instrumento para a reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de acompanhar e conhecer cada criança do grupo.



FECHAMENTO



Exposição dos trabalhos feitos pelas crianças álbuns com fotos, desenhos receitas histórias e brinquedos e jogos feitos com sucatas.

Objetivo: Proporcionar a interação e integração entre as crianças na busca da socialização dos conhecimentos.

Levar a literatura do Monteiro Lobato ao conhecimento das crianças, demonstrando a importância da leitura ajudando-os a perceber o quanto podem aprender de forma prazerosa.

Oportunizar aos alunos do 3º F e 5° anos o contato com a obra do Monteiro Lobato e os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo e conscientização aos mesmos a importância de uma alimentação saudável.

Estimular o interesse pela pesquisa em busca de novos conhecimentos.



ANEXO



ATIVIDADES



Visconde - cabelos laranja chapéu verde

Confecção das arvores pintar de verde;

Mural feito com papelão

Colar desenho do sítio

Dobradura dos personagens

Mural com frutas do sitio

Mural com animais do sitio

Figura Tia Nastácia

Figura Pedrinho

Copiar do livro de desenhos

Construir os personagens

Desenhar a boneca na folha e fazer os cabelos com colagens de papeis coloridos, azul e vermelho.

Confeccionar capa do livro com desenho dos personagens

Sítio do Pica pau Amarelo




Monteiro Lobato foi um grande escritor brasileiro que nasceu em 18 de abril de 1882,  na cidade de  Taubaté em São Paulo e seus personagens ficaram na história e na memória de todos os brasileiros…

Monteiro Lobato


Biografia de Monteiro Lobato, literatura infantil, sua grande obra, O Sitio do Pica-Pau Amarelo,  principais obras de Monteiro Lobato, frases

 
Monteiro Lobato: o precursor da literatura infantil no Brasil

Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882.

.

Era filho de José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Augusto Lobato. Seu nome verdadeiro era José Renato Monteiro Lobato, mas em 1893 o autor preferiu adotar o nome do pai por desejar usar uma bengala do pai que continha no punho as iniciais JBML.

Juca, apelido que Lobato recebeu na infância, brincava em companhia de suas irmãs com legumes e sabugos de milho que eram transformados em bonecos e animais, conforme costume da época. Uma forte influência de sua própria experiência reside na criação do personagem Visconde de Sabugosa.

Alfabetizado pela mãe, logo despertou o gosto pela leitura, lendo todos os livros infantis da biblioteca de seu avô o Visconde de Tremembé

Ainda na infância, Juca descobriu seu gosto pelos livros na vasta biblioteca de seu avô. Os seus prediletos tratavam de viagens e aventuras. Ele leu tudo que lá existia, mas desde esta época incomodava a ele o fato de não existir uma literatura infantil tipicamente brasileira.

Um fato interessante aconteceu ao então jovem Juca, no ano de 1895: ele foi reprovado em uma prova oral de Português. O ano seguinte foi de total estudo, mergulhado nos livros. Notável é o interesse de Lobato escritor no que diz respeito à Língua Portuguesa, presente em alguns de seus títulos. É na adolescência que começa a escrever para jornaizinhos escolares e descobre seu gosto pelo desenho.

Aos 16 anos perde o pai e aos 17 a mãe. A partir de então, sua tutela fica a encargo do avô materno, o Visconde de Tremembé. Formou-se em Direito pela faculdade de seu estado, por vontade do avô, porque preferia ter cursado a Escola de Belas-Artes. Esse gosto pelas artes resultou em várias caricaturas e desenhos que ele enviava para jornais e revistas.



Desde menino já mostrava seu temperamento irrequieto, escandalizou a sociedade quando se recusou fazer a primeira comunhão. Fez o curso secundário em Taubaté. Estudou no Instituto de Ciências e Letras de São Paulo. Ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco na capital e em 1904, na festa de formatura fez um discurso tão agressivo que vários professores, padres e bispos se retiraram da sala. Nesse mesmo ano voltou para Taubaté. Prestou concurso para a Promotoria Pública, assumindo o cargo na cidade de Areias, cidadezinha do interior. no Vale do Parnaíba, no ano de 1907, 3 anos após sua formatura.

Monteiro Lobato casou-se com Maria Pureza da Natividade, em 28 de março de 1908. Com ela teve quatro filhos, Marta (1909), Edgar (1910), Guilherme (1912) e Rute (1916). Paralelamente ao cargo de Promotor, escrevia para vários jornais e revistas, fazia desenhos e caricaturas.

Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô falecido em 1911.. Mudou-se com a família para a fazenda Buquira. De promotor passou a fazendeiro. No dia 12 de novembro de 1912, o jornal O Estado de São Paulo publicou uma carta sua enviada à redação, criticando as queimadas feita pelos caboclos, na região. Sua carta foi publicada na edição da tarde e causou grande polêmica. Em seguida o conto Urupês também foi publicado. Nele Lobato criou a figura de Jeca Tatu, símbolo do caipira brasileiro.

Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor.

Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis.

Em 1917 vendeu a fazenda e foi morar na capital. Agora passou de fazendeiro para editor. Criou a Editora Monteiro lobato e mais tarde a Editora Nacional e a Editora Brasiliense. Nesse ano Lobato publicou no Jornal O Estado de São Paulo, um artigo polêmico intitulado "Paranoia ou Mistificação?", era uma crítica à exposição de pintura expressionista de Anita Malfatti, pintora paulista recém chegada da Europa. Estava criada uma polêmica, que acabou se transformando no estopim do movimento modernista.

Como escritor literário, Lobato destacou-se no gênero "conto". O universo retratado em geral, são os vilarejos decadentes e as populações do Vale do Parnaíba, quando da crise do plantio do café. Em seu livro "Urupês", que foi sua estreia na literatura, em 1918, Lobato criou a figura do "Jeca Tatu", símbolo do caipira brasileiro. As histórias do "Sítio do Pica-pau Amarelo, e seus habitantes, Emília, Dona Benta, Pedrinho, Tia Anastácia, Narizinho, Rabicó e tantos outros, escritas em 1939, misturam a realidade e a fantasia usando uma linguagem coloquial e acessível.

José Renato Monteiro Lobato morreu no dia 5 de julho de 1948. dormindo, vitimado por um espasmo vascular. O Brasil perdia este grande talento que tanto contribuiu com o desenvolvimento de nossa literatura.



Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil. 

Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos. 

Escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho. 

Fora os livros infantis, este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras. 



Frases de Monteiro Lobato



- "De escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça. Mas para crianças um livro é todo um mundo."
- "É errado pensar que é a ciência que mata uma religião. Só pode com ela outra religião."
- "O livro é uma mercadoria como qualquer outra; não há diferença entre o livro e um artigo de alimentação. (...) Se o livro não vende é porque ele não presta".
- "Tudo tem origem nos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos."



Para a treva só há um remédio, a luz.

(Monteiro Lobato)






A natureza só permite aos gênios uma filha: sua obra.

(Monteiro Lobato)






A consciência do homem comum mora no bolso, eis tudo.

(Monteiro Lobato)






Um governo deve sair do povo como a fumaça de uma fogueira.

(Monteiro Lobato)






Fui mexer na minha tremenda papelada epistolar e tonteei. É coisa demais. É um mundo.

(Monteiro Lobato)






Um só campo existe aberto, hoje, para as obras esculturais de algum vulto: o cemitério.

(Monteiro Lobato)






Um país se faz com homens e livros.

(Monteiro Lobato)






Nunca no mundo uma bala matou uma idéia

(Monteiro Lobato)






Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar.

(Monteiro Lobato)






Erro pensar que é a ciência que mata uma religião. Só pode com ela outra religião.

(Monteiro Lobato)






Porque tenho sido tudo, e creio que minha verdadeira vocação é procurar o que valha a pena ser.

(Monteiro Lobato)






Acho a criatura humana muito mais interessante no período infantil do que depois de idiotamente tornar-se adulta.

(Monteiro Lobato)






Um país se faz com homens e livros.

(Monteiro Lobato)



Data do Nascimento: 18/04/1882

Data da Morte: 04/07/1948

Nasceu há 130 anos

Morreu aos 66 anos

Morreu há 63 anos


A Turma do Sítio do Pica-pau Amarelo... Para você pintar e se divertir com os personagens mais famosos



















A turma do Sítio do Pica Pau Amarelo


O Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, é marcante em nosso país. Como todos sabem, este autor é considerado aquele que trouxe a literatura infantil para o Brasil. Vamos conhecer juntos alguns dos personagens principais do Sítio.
Emília: Essa boneca de pano dá o que falar, literalmente. Depois que ela engoliu uma das pílulas falantes do Doutor Caramujo, nunca mais ficou quieta. Ela é mandona e teimosa, sempre diz o que quer. Ela é conhecida como a porta-voz de Monteiro Lobato em suas críticas.
Narizinho: Seu nome verdadeiro é Lúcia, mas todos a conhecem como Narizinho por ter o nariz arrebitado. Seus hobbys preferidos são comer jabuticaba direto do pé, inventar reinações e se aventurar com Emília, que é sua querida amiga e boneca.
Pedrinho: Apesar de morar na cidade, Pedrinho gosta mesmo de passar o tempo no Sítio da sua Avó, Dona Benta. Lá ele se mete em várias aventuras com seus amigos e sua prima Narizinho.
Visconde: Ele é um sabugo de milho muito inteligente, que vive metido em livros, sempre estudando. Não é a toa que ele até mora na biblioteca do Sítio.
Dona Benta: É uma verdadeira vovó contadora de histórias que, aliás, seus netos adoram. Ele conhece muitas coisas e se trata da voz da sabedoria no Sítio do Pica Pau Amarelo.
Tia Nastácia: Ela é responsável por todas as delícias feitas no Sítio, sempre com receitas simples, ela deixa todo mundo satisfeito e sempre querendo mais. Tia Nastácia tem muita amizade com Dona Benta. Ela faz deliciosos bolinhos de chuva e foi quem criou a boneca Emília.
Rabicó: Um leitão simpático define esse guloso, que sempre tenta dar um jeito que furtar as guloseimas de Tia Nastácia. Muito atrapalhado, ele procura sempre fazer seu melhor quando precisam de sua ajuda.
Quindim: Esse rinoceronte apesar do tamanho, é um doce só. Depois de deixar o picadeiro de um circo, ele encontrou no Sítio o seu lar. Conhecedor da língua portuguesa, foi através dele que todo mundo do Sítio conheceu o País da Gramática.
Conselheiro: Ele é muito afinco com os livros e está sempre andando por aí com um. Como admirador das artes em geral, ele demonstra ser até que bastante tranqüilo.
Cuca: Ela assusta todo mundo no Sítio, sendo uma jacaré vilã daquelas. Sua caverna se localiza no Capoeirão dos Tucanos. Ela vive criando feitiços e pensando em milhões de maldades contra o Sítio do Pica Pau Amarelo, mas nunca tem sucesso.
Saci: Ele é famoso por suas mal criações e pela bagunça que deixa por onde passa. Ele sabe fazer arte como ninguém e sempre deixa alguém de pernas para o ar.