segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Poesias


A Bailarina e a cachorrinha

A bailarina faz ballet na ponta do pé.

A cachorrinha corre, corre, corre.

E lá se vai a bailarina chorar no portão.

A cachorrinha lá se vai pra longe,

E a bailarina já não dança na ponta do pé.

Mas a bailarina quer ser bailarina,

E dorme com as outras criancinhas

Pra não chorar de sopetão

Ela dorme pra acalmar o coração.
 
Sabrina, 3º A/ 2012
 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

O Bichinho da Maçã

Leitura compartilhada do 4º A






Capa do livro O BICHINHO DA MAÇÃ. Image by Ziraldo.  All rights reserved. Todos os Direitos Reservados.

 

 

 

O Bichinho da Maçã

Editado pela primeira vez em 1982, conta a história do simpático bichinho da maçã que adorava contar casos. Deu origem à Coleção Bichim, com 12 livros.
"Não deu outra! Poucos dias depois
ele sentiu sua casa tremer
logo em seguida ouviu um estalinho e percebeu tudo:
sua maçã e ele acabavam de ser colhidos do pé"
Parte da Série Mundo Colorido, da Editora Melhoramentos.

DISLEXIA OU DISCALCULIA:CONHEÇA ALGUNS SINAIS QUE PODEM ATRAPALHAR O DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DO SEU FILHO

DISLEXIA OU DISCALCULIA:CONHEÇA ALGUNS SINAIS QUE PODEM ATRAPALHAR O DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DO SEU FILHO



Final do ano chegando e as preocupações de professores e pais com a promoção vai aumentando. OK, OK, antes tarde do que nunca para conhecer alguns fatores que interferem no aprendizado e tomar atitudes importantes para evitar problemas maiores no futuro.

A dislexia é um transtorno no cérebro, em que o processamento das letras e dos sons acontece de maneira diferente. Por isso, o disléxico tem dificuldade para aprender a ler e escrever pelos métodos tradicionais. E, como o conhecimento na escola depende muito da leitura, os disléxicos têm uma dificuldade imensa em acompanhar a classe nas matérias.
Segundo a Associação Internacional de Dislexia, um em cada dez indivíduos apresenta sinais de dislexia, como ler muito devagar ou ler mal, não saber reconhecer as letras ou, ainda, trocar as letras nas palavras.
Confira uma lista com alguns sinais de que a criança, o adolescente ou o adulto possam ter dislexia ou discalculia (que afeta contas e números):

A criança é muito esperta, mas não consegue se dar bem na escola

O transtorno de aprendizagem acontece em crianças que geralmente possuem inteligência normal ou acima da média. Assim pode-se notar um claro desacordo com o potencial da criança e com o que ela consegue, de fato, fazer. Ela desenvolve muito rápido em outras áreas, mas fica estagnada na leitura ou com cálculos, por exemplo.

Aos sete anos, o estudante não reconhece letras ou palavras

Atraso para aprender a ler e escrever é o sinal mais conhecido. Em geral, a criança lê muito devagar e, como fica preocupada em identificar as palavras, ela não consegue compreender o que está lendo.
Uma criança com idade entre seis e sete anos que vai à escola e tem um bom professor, mas não consegue reconhecer letras e palavras isoladas, pode ter um transtorno específico da aprendizagem da leitura ou dislexia.
O diagnóstico da dislexia só é feito após os oito anos de idade, mas os indicadores de algo não vai bem podem ser levantados já no ensino infantil (4 a 6 anos). Ter problemas para se alfabetizar é um indicador importante de dislexia.

O aluno escreve palavras com sílabas faltando e com letras invertidas

Ser desorganizado no jeito de escrever (não respeitar as linhas do caderno); inverter a ordem das letras (escrever pata em vez de data, por exemplo) ou trocar a ordem dos números (colocar 1969 em vez de 1996) pode sinalizar que algo está errado.

O disléxico é muito desatento

Como tem dificuldade para compreender o conteúdo, a criança acaba ficando desatenta e evita ter de estudar. Ela não se sente capaz ou incentivada. Depois de alguns anos, no ensino médio, não é raro que o disléxico abandone a escola.

Crianças disléxicas têm dificuldades para fazer movimento de pinça

Essa é uma habilidade motora simples: unir o polegar com o indicador. Outra dificuldade pode ser amarrar os sapatos ou, ainda, não conseguem se alimentar sozinha utilizando talheres. Os disléxicos precisam de mais tempo e mais esforço que as outras crianças para aprender tarefas cotidianas que exijam o uso da coordenação motora.

A criança não consegue ser pontual

Como a medida de tempo é um problema para a pessoa com transtorno com números (discalculia), ela perde prazos com facilidade, deixa os trabalhos para a última hora e se atrapalha para ler as horas ou com os dias da semana e os meses do ano.
As crianças podem ter problemas em calcular o tempo que uma tarefa leva para ser feita. “Muito precocemente, ainda na primeira infância (0 a 3 anos), desenvolvemos a linha numérica, que é uma ordenação rápida e instintiva dos números. Para os que têm discalculia, essa representação é difícil”, esclarece Mônica.

Decorar um número de telefone é uma grande dificuldade

As crianças com discalculia têm dificuldades para entender a relação entre os números e sua representação na linha mental numérica. Tarefas simples como memorizar um número de telefone ou um endereço ou calcular um troco tornam-se muito difíceis.

A criança ou o adolescente tem baixa autoestima

Essa é uma conseqüência da dificuldade de aprender. O disléxico, principalmente se não tem o transtorno identificado, não compreende por que não consegue acompanhar o ritmo da escola ou dos colegas e se sente-se culpado, incapaz.

http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/10/11/dislexia-ou-discalculia-conheca-alguns-sinais-que-podem-indicar-transtorno-de-aprendizado.htm
 
Apud:http://clanalon.blogspot.com.br/2012/10/dislexia-ou-discalculiaconheca-alguns.html

O Joelho Juvenal

Leitura compartilhada do 4º A.





Esta é a capa do livro O Joelho Juvenal. História e ilustrações by Ziraldo.  Reprodução proibida.  Todos os direitos reservados. All rights reserved.O Joelho Juvenal

Editado pela primeira vez em 1983. Assim como os outros livros da coleção, irreverentemente,descreve a vida de uma parte do corpo; nesse caso: o Joelho Juvenal.
"O Juvenal era muito religioso!
Mas, tinha um pequeno problema
com a Semana Santa (que vinha
logo depois das férias)."
Parte da Coleção Corpim. Editora

Os Dez Amigos


Leitura compartilhada do 4º A.

Os Dez Amigos
Editado pela primeira vez em 1987. Dedicado à vida de uma parte do corpo - nesse caso, os dedos da mão.
Esta é a capa do livro Os Dez Amigos. História e ilustrações by Ziraldo.  Reprodução proibida.  Todos os direitos reservados. All rights reserved.
 
"Por que ficar preocupados
em saber do
quê brincar?
É só parar pra pensar:
nós todos juntos, juntinhos,
do maior ao mais miúdo..."
Parte da Coleção Corpim. Editora Melhoramentos.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Soletrando - 4ºs anos 2012

Hoje foi nossa grande semi final do SOLETRANDO dos 4ºs anos.










EMOCIONANTE!!!!!







Nossas crianças são FANTÁSTICAS!!!!



A primeira eliminação ocorreu somente na terceira rodada. Nossos finalista agora aguardarão o próximo encontro!



Bom Dia Todas as Cores!


Nós do 4º ano F lemos com a Prof Maridalva.


Bom Dia, Todas as Cores!
Meu amigo Camaleão acordou de bom humor.
- Bom dia, sol, bom dia, flores,
bom dia, todas as cores!

Lavou o rosto numa folha
Cheia de orvalho, mudou sua cor
Para a cor-de-rosa, que ele achava
A mais bonita de todas, e saiu para
O sol, contente da vida.

Meu amigo Camaleão estava feliz
Porque tinha chegado a primavera.
E o sol, finalmente, depois de
Um inverno longo e frio, brilhava,
Alegre, no céu.
- Eu hoje estou de bem com a vida
- Ele disse. - quero ser bonzinho
Pra todo mundo...

Logo que saiu de casa,
O Camaleão encontrou
O professor pernilongo.
O professor pernilongo toca
Violino na orquestra
Do Teatro Florestal.
- Bom dia, professor!
Como vai o senhor?
- Bom dia, Camaleão!
Mas o que é isso, meu irmão?
Por que é que mudou de cor?
Essa cor não lhe cai bem...
Olhe para o azul do céu.
Por que não fica azul também?

O Camaleão,
Amável como ele era,
Resolveu ficar azul
Como o céu da primavera...

Até que numa clareira
O Camaleão encontrou
O sabiá-laranjeira:
- Meu amigo Camaleão,
Muito bom dia e você!
Mas que cor é essa agora?
O amigo está azul por quê?

E o sabiá explicou
Que a cor mais linda do mundo
Era a cor alaranjada,
Cor de laranja, dourada.

Nosso amigo, bem depressa,
Resolveu mudar de cor.
Ficou logo alaranjado,
Louro, laranja, dourado.
E cantando, alegremente,
Lá se foi, ainda contente...


Na pracinha da floresta,
Saindo da capelinha,
Vinha o senhor louva-a-deus,
Mais a família inteirinha.
Ele é um senhor muito sério,
Que não gosta de gracinha.
- bom dia, Camaleão!
Que cor mais escandalosa!
Parece até fantasia
Pra baile de carnaval...

Você devia arranjar
Uma cor mais natural...
Veja o verde da folhagem...
Veja o verde da campina...
Você devia fazer
O que a natureza ensina.

É claro que o nosso amigo
Resolveu mudar de cor.
Ficou logo bem verdinho.
E foi pelo seu caminho...

Vocês agora já sabem como era o Camaleão.
Bastava que alguém falasse, mudava de opinião.
Ficava roxo, amarelo, ficava cor-de-pavão.
Ficava de toda cor. Não sabia dizer NÃO.

Por isso, naquele dia, cada vez que
Se encontrava com algum de seus amigos,
E que o amigo estranhava a cor com que ele estava...
Adivinha o que fazia o nosso Camaleão.
Pois ele logo mudava, mudava para outro tom...

Mudou de rosa para azul.

De azul para alaranjado.

De laranja para verde.

De verde para encarnado.

Mudou de preto para branco.

De branco virou roxinho.

De roxo para amarelo.
E até para cor de vinho...

Quando o sol começou a se pôr no horizonte,
Camaleão resolveu voltar para casa.
Estava cansado do longo passeio
E mais cansado ainda de tanto
mudar de cor.
Entrou na sua casinha.
Deitou para descansar.
E lá ficou a pensar:
- Por mais que a gente se esforce,
Não pode agradar a todos.
Alguns gostam de farofa.
Outros preferem farelo...
Uns querem comer maçã.
Outros preferem marmelo...
Tem quem goste de sapato.
Tem quem goste de chinelo...
E se não fossem os gostos,
Que seria do amarelo?

Por isso, no outro dia, Camaleão levantou-se
Bem cedinho.
- Bom dia, sol, bom dia, flores,
Bom dia, todas as cores!

Lavou o rosto numa folha
Cheia de orvalho,
Mudou sua cor para
A cor-de-rosa, que ele
Achava a mais bonita
De todas, e saiu para
O sol, contente
Da vida.

Logo que saiu, Camaleão encontrou o sapo cururu,
Que é cantor de sucesso na Rádio Jovem Floresta.
- Bom dia, meu caro sapo! Que dia mais lindo, não?
- Muito bom dia, amigo Camaleão!
Mais que cor mais engraçada,
Antiga, tão desbotada...
Por que é que você não usa
Uma cor mais avançada?

O Camaleão sorriu e disse para o seu amigo:
- Eu uso as cores que eu gosto,
E com isso faço bem.
Eu gosto dos bons conselhos,
Mas faço o que me convém.
Quem não agrada a si mesmo,
Não pode agradar ninguém...
E assim aconteceu
O que acabei de contar.
Se gostaram, muito bem!
Se não gostaram, AZAR!



Aprendemos várias coisas:

A opinião dos outros não é a única que vale, pois ele acreditava em todas as cores que os animais falavam, por isso , ficava triste.

Ele não sabia dizer “não”, assim ele usava todas as cores que todo mundo falava e percebeu que não deveria usar as cores que os outros falam e sim as cores que eles amava

Aprendemos a dizer não, agradar a sim mesmo antes dos outros,  não fazer só o que os outros falam.
E estamos preparando uma peça bem legal!!!!

Veja mais no site da Ruth:http:  //www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_15.htm

Convidamos a todos para ver no dia 1º de dezembro de 2012 na Feira Cultural.

Beijossss
4ºF

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Semana das crianças

A semana das crianças é um evento marcante na vida de todos nós. Principalmente se ela é planejada com atividades que enriquecem, ainda mais, os corações e mentes de crianças e adultos .
Esta foi uma semana exclusiva de oficinas, brincadeiras, rodas, gincanas, campeonatos... E MUITO MAIS....












 
PRODUZINDO COLARES E PULSEIRA COM MIÇANGAS





Oficina de geléca


 

Brincando com Dobraduras



















SOLETRANDO




QUEIMADA
















OFICINA DE LEITURA


 CRIANDO COM PEÇAS ...
 
     BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS








 
E NA QUINTA FOI A GRANDE FESTA!!!