domingo, 17 de fevereiro de 2013

História de Taboão da Serra


Taboão da Serra

A história de Taboão da Serra começa por volta de 1910 quando um vilarejo chamado Vila Poá foi instalado nas margens dos córregos Poá e Pirajussara. No início eram poucas casas, a maioria chácaras que produziam batatas, cenouras e mandiocas, além de diversos pomares e algumas parreiras.

Nesta época, a comunidade instalada aqui começou a crescer. Os padres, aproveitando o local arborizado, criaram uma espécie de colônia de férias, onde passavam os fins de semana e desenvolviam atividades esportivas e culturais. Pela localização privilegiada e clima ameno, muitas famílias começaram a se instalar em Taboão.

No começo, a Vila Poá era longe de tudo. Não existiam linhas de ônibus e os moradores que precisavam ir até o Largo do Arouche, por exemplo, precisavam ir a pé até o Butantã, de onde partia uma vez por dia uma jardineira levando os moradores da região até o centro da capital paulista.

No começo da década de 50, os moradores já chegavam a quase cinco mil moradores, e em 1953 já éramos um subdistrito de Itapecerica da Serra. Um forte desejo de emancipação começou a surgir entre os habitantes. Várias reuniões começaram a definir o rumo do que viria a ser Taboão da Serra.

Um plebiscito foi feito com muita dificuldade graças ao empenho da Sra. Luzia Hellmesteir Jurado, uma das nove emancipadoras de Taboão. Em 1958, a comissão foi até a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e protocolou o pedido de emancipação. A lei que criou o município de Taboão então foi ditada e aprovada na Assembléia e promulgada pelo governador, sendo reeditada em 18/02/1959 e publicada em diário oficial em 19/02/1959. Portanto o município comemorava inicialmente a data de sua emancipação em 22/12/1958, posteriormente sendo alterada para 19/02.


Retirado de: http://www.taboaodaserra.sp.gov.br/




Limites - Bairros Vizinhos


http://www.encontrataboao.com.br/cidade-taboao/



 
Embu
Itapecerica da Serra
Butantã
Campo Limpo
Osasco
Cotia

Nenhum comentário:

Postar um comentário